Os 3 problemas que sua empresa pode evitar com a Fábrica de Testes

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Expressão famosa na TI: quando há problemas que poderiam ter sido evitados pela Fábrica de Testes

As 3 frases que você não quer ouvir em sua TI

Quem está presente na área de TI já deve ter ouvido várias expressões engraçadas sobre mau funcionamento dos sistemas ou sobre imprevistos que vêm a acontecer.

Algumas dessas expressões estão ligadas a problemas, que às vezes passam batidos por serem levados na brincadeira.

Se fossem apenas brincadeiras, estaria tudo certo. Mas o que acontece normalmente é que elas escondem uma verdade um pouco amarga sobre a realidade de várias empresas de software.

Resolvemos separar algumas das frases (problemas) mais conhecidas no ambiente de trabalho de TI e que poderiam se resolver com uma prática ainda pouco aplicada: a Fábrica de Testes.

1.    “Na minha máquina funciona”

Quando um produto não é testado, há uma grande chance que ele contenha erros ou defeitos. Por mais que o processo de desenvolvimento de um sistema ou aplicativo siga as melhores práticas, todo produto está sujeito a manifestar mau funcionamento.

Mesmo com documentação correta feita por uma área de requisitos, ou até mesmo seguindo a prática de Code Review, por exemplo, realizar testes é fundamental.

O que a Fábrica de Testes faz é evitar que a manifestação dos problemas venha a acontecer com o usuário final: o cliente.

Se os erros são encontrados pelo cliente, o custo para corrigi-los é muito maior do que quando o sistema ainda está em desenvolvimento.

Isso ocorre por 2 motivos principais: a correção do defeito pode ser cobrada ou não, como é o caso de uma garantia de serviço, por exemplo; e principalmente porque a relação cliente-prestador de serviço pode se desgastar bastante. Esta relação tem valor imensurável.

Ao submeter um sistema a testes, é possível ter uma maior garantia de que ele não possui erros críticos, os quais podem causar grandes prejuízos para o cliente e para o prestador do serviço ou fornecedor do produto de software.

 

2. “O carinha da TI”

Essa é bastante famosa. Esse “carinha” é responsável pela intranet, impressora e automaticamente até pela máquina de café e ar condicionado!

Esse pensamento sobre os profissionais de TI é bastante ruim.

Há a desvalorização do profissional e da equipe, pois a ideia é de que todo aparelho que dá defeito é “culpa” da TI. Ocorre uma ligação automática entre algo que funciona mal e a responsabilidade do “carinha”.

“A internet não funciona! ”. Chama o cara da TI. “Não quer abrir! ”. Chama o cara da TI. “Ar condicionado pifou! ”. Chama o cara da TI?

Quando não há qualidade no produto ou serviço, a empresa que o oferece fica com a imagem prejudicada. E um cliente insatisfeito, além de não contratar novamente a mesma empresa, se torna um detrator, ou seja, alguém que desencoraja os outros a também a contratarem.

A Fábrica de Testes pode fazer com que essa recomendação se torne positiva. Os testes garantem a qualidade do produto entregue, possibilitando maior satisfação e, consequentemente, melhores avaliações.

Novos clientes ficarão interessados em seus sistemas devido às indicações. É a hora de deixar de ser “o carinha” para ser “o cara”.

 

3. “Tá tudo certo, só falta testar!”

Esta frase é bastante usada pelos desenvolvedores, principalmente depois de longas horas imersos nos códigos e com a sensação de “dever cumprido”.

Acontece que ela traz consigo um sentido implícito ruim: de que a etapa de testes não faz parte do ciclo de vida do software, como se fosse um acessório ao ciclo.

Essa é uma noção ainda comum no mercado e bastante equivocada sobre o processo de desenvolvimento de software como um todo.

Incorporar a Fábrica de Testes ao processo de software é uma opção de duplo-ganho: a valorização e qualificação do trabalho da equipe de testes acarreta na motivação e evolução do trabalho do desenvolvedor, que busca maior qualidade em seu código.

Além disso, o cliente fica mais satisfeito, pois confia mais no sistema e o usuário consegue utilizá-lo de forma mais correta e produtiva.

Enfim, a sua empresa pode ser afetada sempre que um produto for lançado no mercado e a preocupação em manter a qualidade de software deve ser de toda a equipe da empresa e em cada fase do projeto.

Tá na hora de acabar com esses problemas tão comuns e fazer com que essas frases sejam apenas brincadeiras.

A Supera pode te ajudar. Confira os serviços da nossa Fábrica de Testes e garanta a qualidade de seu sistema.

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