O que é Teste de Software e qual sua importância

0
117
Teste de Software: garantia da qualidade na identificação de bugs

O que são os Testes?

O Teste de Software é uma etapa do Ciclo de Vida do Software que visa a garantia da qualidade do sistema que está sendo construído.

Esta etapa pode ou não apontar a presença de defeitos, bugs, (caso existam). Visa aumentar a confiança e satisfação do cliente em relação ao seu produto final.

Na área da informática o termo bug é usado a qualquer erro que um programa pode gerar. É também chamado de falha na lógica, ocorre quando o computador perde a finalidade de um determinado processo.

Porque os bugs acontecem?

As origens dos bugs são diversas e decorrem de imperfeições vindas desde a disciplina de requisitos, passando pelo desenvolvimento em código e chegando até seu produto final. Alguns dos motivos principais são:

  • Complexidade do Software desenvolvido;
  • Mudanças nos existentes e que pode levar a falhas;
  • Imprevistos, questões pessoais e do próprio ambiente;
  • Falta de métodos que apoiam a avaliação e verificação da qualidade.

E é justamente para a verificação e garantia da qualidade do Software que entra a importância dos testes.

 Qual a importância dos Testes de Software

Embora algumas empresas ainda desenvolvam softwares sem a presença de uma equipe de testes, essa prática não é indicada e tende a ser cada vez mais rara.

Os testes são fundamentais para garantia da qualidade do produto e também para a própria imagem da empresa.

A etapa de testes tem uma lista de fatores que confirmam sua importância no Ciclo de Vida do Software, como:

  • Revelar a presença de defeitos;
  • Aumentar a confiança e satisfação do cliente;
  • Assegurar a qualidade do produto.

“O teste mostra a presença, não a ausência de erros”. Esta citação teria sido feita por Dijkstra (cientista da computação holandês) pela primeira vez na Conferência Científica da Otan em 1969.

É muito importante que todos os profissionais tenham consciência da importância da atividade de teste, isso desde o estudante de tecnologia, ao pesquisador da área de software até os gestores de empresas de software.

Essa atividade tem como objetivo principal revelar bugs para que sejam corrigidos antes da entrega do produto ao cliente e com isso atingir a qualidade desejada, acordada e alcançar um alto nível de confiabilidade.

No entanto, muitas vezes pode pairar a pergunta: “E se eu entregar o produto sem testar da forma correta? ”.

Caso o software apresente bugs após sua entrega para o cliente, certamente não terá uma boa aceitação. Além disso, é provável que seu software tenha aumento de custo; aumento de tempo para correções – que também incorre em prejuízo financeiro – perda de confiança e perda de credibilidade.

As pessoas e as empresas devem ter em mente que os testes não são “somente uma fase” do projeto, e sim um subprojeto com processo definido.

Portanto, é indispensável que uma estratégia de teste bem definida deva ser elaborada pois, se aplicada corretamente desde o início do projeto, os pontos que foram levantados acima serão evitados.

Como executar o serviço de Testes de Software?

Depois de saber o que é o Teste de Software e entender a importância desta etapa para a qualidade de seu produto, resta agora tornar esta etapa algo natural no ciclo de vida de software.

Percebeu como a palavra ”Qualidade” se repetiu ao longo do texto? Esse é o objetivo dessa atividade: atingir a qualidade desejada e acordada.

Este também é o objetivo da Supera ao te apoiar nesse desafio. Acesse o link e confira a página de nossa solução:

https://www.supera.com.br/solucao/?n=fabrica-de-testes

Cadastre seu interesse e dê um UP em seu sistema, com a nossa Fábrica de Testes!

COMPARTILHE

Deixe um comentário