Sua empresa faz Backup?

0
150
Sua empresa faz backup e recuperação de dados de forma eficiente?

Se não faz, não se culpe. Muitas empresas têm dificuldades para responder essa pergunta porque, mesmo que a resposta seja “sim”, muitas vezes não existe uma gestão efetiva dessa operação.

Não basta apenas criar e manter políticas eficientes de backup: é necessário também verificar periodicamente se as mesmas estão sendo seguidas.

Além disso, algumas empresas possuem em seus dados um valor agregado inestimável, cuja perda de informações poderia causar problemas gravíssimos aos seus clientes, o que é o caso das instituições financeiras, órgãos estatais, cartórios e e-commerce, entre outros.

Para poder responder “Sim” à pergunta do título, veja abaixo se sua empresa já emprega e garante uma política de backup eficiente.

  1. Quais dados serão armazenados?

Essa é a primeira pergunta a ser respondida. É fundamental definir quais dados são imprescindíveis e que, se perdidos, podem colocar a empresa em desvantagem no mercado ou até mesmo ameaçar a própria existência da mesma.

Dessa maneira, esses dados recebem o devido tratamento para backup e passam a fazer parte do plano de recuperação pós-desastres.

  1. Qual a frequência da operação de backup?

A resposta para essa pergunta deve vir com o conhecimento da frequência com que as informações de sua empresa são alteradas.

Algumas empresas costumam fazer a operação de backup duas vezes por dia, em horários definidos no estudo da política de backup. Quanto antes for feito o backup de uma nova informação – ou da alteração de alguma informação – menor o risco de se perdê-la.

  1. Quais equipamentos e tecnologias serão utilizados no backup?

Até pouco tempo existiam poucas alternativas aos usuários comuns ou a pequenas empresas. Hoje podemos lançar mão de tecnologias que permitem acompanhar o crescimento da necessidade de armazenamento como fitas magnéticas, NAS, armazenamento na nuvem e etc.

Usar aplicações não-especializadas para gerenciar seu backup como, por exemplo, um software de CRM que faça seu próprio backup, não é aconselhável, pois estes limitam a restauração do backup somente aos dados deste aplicativo. Além disso, podem criar uma dependência preocupante: se o aplicativo apresentar um erro, ele pode ser propagado para seu backup.

Da mesma forma, utilizar um software que seja compatível apenas com uma marca específica de hardware não é aconselhável, pois seus backups ficam atrelados a este equipamento.

É interessante que se busque alternativas de backup simples e de fácil entendimento. No caso de uma restauração urgente, isto diminui muito o downtime. Há opções que contemplam diversas necessidades e orçamentos e é fundamental escolher aquela que irá lhe trazer o melhor custo/benefício aliado à maior segurança.

  1. Qual o volume de dados gerados por cada operação de backup e por quanto tempo meu equipamento irá suportar esse volume?

Um bom modelo para se projetar o volume de dados seria acompanhar o crescimento dos arquivos de backup em relação ao tempo e fazer projeções futuras baseados no compasso desse crescimento.

Avaliar o custo de não ter acesso às próprias informações ou de perda de seu trabalho não é uma tarefa fácil. Uma análise feita por sistemas de missão crítica permite calcular quanto custa o tempo parado e assim, evitar investimentos desnecessários.

  1. Qual o procedimento será usado para avaliar se a política está sendo seguida?

Não adianta ter uma política perfeita se ela não é auditada. Deve existir um procedimento de checagem para se averiguar se as políticas estão sendo efetivas ou se ajustes devem ser feitos.

É necessário que restaurações de teste sejam feitas. Além disso, uma boa prática é a de que a auditoria não seja feita pelo responsável pelo backup, mas sim por outra pessoa que tenha condições de avaliá-lo.

Como fazer backup seguro e efetivo das informações da minha empresa?

Depois de ver todas essas perguntas, está na hora de avaliar se alguma delas ficou mal respondida. Caso tenha ficado, quer dizer que os dados de sua empresa não estão totalmente seguros.

A Supera oferece equipe qualificada e recomendada em armazenamento e backup de dados, usando das melhores ferramentas e práticas do mercado para que sua empresa esteja segura.

Consulte a nossa solução de segurança, preencha seus dados e venha ser UP!

COMPARTILHE

Deixe um comentário