Como o protocolo SSH pode ajudar a proteger os seus dados?

Acesso seguro em redes desprotegidas

Será que os seus dados estão mesmo seguros?

Os dados mais importantes da sua empresa estão totalmente seguros por que você mantém o antivírus e o backup em dia, certo? Nem tanto! A possibilidade de um vazamento de informações sigilosas do seu setor é algo que nem passa pela sua cabeça por que cada colaborador possui um login com usuário e senha? Está na hora de repensar melhor essa possibilidade.

No mês de novembro de 2020, o vazamento de senhas do Ministério da Saúde que expôs os dados como CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes de milhares de pacientes da covid-19 nos mostrou que nem sempre o login de usuário e senha é o bastante para garantir a confidencialidade de dados. Se nem mesmo um dos maiores órgãos do país está seguro, o que podemos fazer proteger as nossas organizações contra vazamentos como esse? O protocolo SSH é uma das alternativas para garantir a segurança de dados e que você devia conhecer melhor agora mesmo. 

Protocolo SSH: mais um aliado na segurança de informações

Você já ouviu falar alguma vez no protocolo SSH e em como ele funciona? Basicamente, o SSH, sigla de Secure Socket Shell, cápsula segura em tradução livre, garante segurança do computador durante o acesso em redes desprotegidas graças à criptografia de dados e uma autenticação até então considerada robusta. Com os dados criptografados, o SSH assegura que apenas o servidor receba os dados compartilhados pelo computador do usuário.

Existem duas maneiras de acessar o protocolo SSH. A primeira é com login e senha após o acesso ao servidor, já a outra forma de acesso ocorre com um par de chaves, sendo esse considerado o método mais seguro. Essas chaves são geradas aleatoriamente, porém devem ser colocadas nos servidores que devem ser atualizados com as chaves dos colaboradores autorizados a terem o acesso. Nós, da Supera, podemos ajudar a sua empresa a ganhar tempo com o gerenciador de chaves SSH. Conheça as nossas soluções aqui: https://www.supera.com.br/solucoes/

Afinal, por que a segurança de dados é tão importante?

A proteção dos dados da sua empresa é essencial e deve ter uma atenção especial, principalmente, após a Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD que entrou em vigor em agosto de 2020. A lei regula o tratamento dos dados pessoais coletados e mantidos por empresa para dar mais privacidade às informações que circulam na internet. Pensando nisso, além de manter o protocolo SSH, algumas ações que podem te ajudar a garantir a segurança e privacidade dos dados estão no nosso e-book, baixe o material agora mesmo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do nosso Blog

Todos os posts foram carregados
Falha ao carregar mais posts