Como o protocolo SSH pode ajudar a proteger os seus dados?

Será que os seus dados estão mesmo seguros?

Os dados mais importantes da sua empresa estão totalmente seguros por que você mantém o antivírus e o backup em dia, certo? Nem tanto! A possibilidade de um vazamento de informações sigilosas do seu setor é algo que nem passa pela sua cabeça por que cada colaborador possui um login com usuário e senha? Está na hora de repensar melhor essa possibilidade.

No mês de novembro de 2020, o vazamento de senhas do Ministério da Saúde que expôs os dados como CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes de milhares de pacientes da covid-19 nos mostrou que nem sempre o login de usuário e senha é o bastante para garantir a confidencialidade de dados. Se nem mesmo um dos maiores órgãos do país está seguro, o que podemos fazer proteger as nossas organizações contra vazamentos como esse? O protocolo SSH é uma das alternativas para garantir a segurança de dados e que você devia conhecer melhor agora mesmo. 

Protocolo SSH: mais um aliado na segurança de informações

Você já ouviu falar alguma vez no protocolo SSH e em como ele funciona? Basicamente, o SSH, sigla de Secure Socket Shell, cápsula segura em tradução livre, garante segurança do computador durante o acesso em redes desprotegidas graças à criptografia de dados e uma autenticação até então considerada robusta. Com os dados criptografados, o SSH assegura que apenas o servidor receba os dados compartilhados pelo computador do usuário.

Existem duas maneiras de acessar o protocolo SSH. A primeira é com login e senha após o acesso ao servidor, já a outra forma de acesso ocorre com um par de chaves, sendo esse considerado o método mais seguro. Essas chaves são geradas aleatoriamente, porém devem ser colocadas nos servidores que devem ser atualizados com as chaves dos colaboradores autorizados a terem o acesso. Nós, da Supera, podemos ajudar a sua empresa a ganhar tempo com o gerenciador de chaves SSH. Conheça as nossas soluções aqui: https://www.supera.com.br/solucoes/

Afinal, por que a segurança de dados é tão importante?

A proteção dos dados da sua empresa é essencial e deve ter uma atenção especial, principalmente, após a Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD que entrou em vigor em agosto de 2020. A lei regula o tratamento dos dados pessoais coletados e mantidos por empresa para dar mais privacidade às informações que circulam na internet. Pensando nisso, além de manter o protocolo SSH, algumas ações que podem te ajudar a garantir a segurança e privacidade dos dados estão no nosso e-book, baixe o material agora mesmo.

Deixe um comentário

Mais do nosso Blog

Os sistemas embarcados estão presentes no nosso dia a dia e você pode se tornar um profissional especializado nesse segmento aqui na Supera.