O que é Outsourcing?

Você já ouviu falar em Outsourcing?

   O termo Outsourcing vem do inglês “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, é o uso de mão-de-obra estratégica de fontes externas à empresa.

   O outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo, seja por projeto separadamente ou por um determinado prazo.

   Até aqui você deve estar pensando que Outsourcing nada mais é do que a já conhecida “Terceirização”.

   No entanto, a terceirização está ligada a atividades mais rotineiras, como por exemplo limpeza, segurança, transporte, entre outras tarefas mais ligadas ao operacional. Logo, diferença entre os dois está na palavra “estratégica”.

Quais áreas podem ser feitas pelo Outsourcing?

   Praticamente todas as áreas podem passar pelo processo de outsourcing. Para isso, é muito importante alinhar as expectativas de sua empresa à empresa contratada. Trabalhar em conjunto com um mesmo objetivo para que os resultados estejam de acordo com o planejado.

Algumas áreas que se encaixam no outsourcing são:

  • Planejamento estratégico: terceirizar a área de planejamento para obter pessoal com alto nível de conhecimento e softwares modernos pode impulsionar sua empresa e até dobrar seu faturamento.
  • Marketing e vendas: outsourcing muito comum, feito principalmente por meio de agências de publicidade e marketing, que cuidam da divulgação de certos produtos e serviços, além do branding da marca.
  • Recursos humanos: trata-se da contratação de uma empresa para realizar os processos de recrutamento e seleção de novos profissionais (ou a substituição de profissionais). Contratar um profissional não capacitado pode fazer com que a empresa passe por grandes problemas, como não documentar seus projetos ou gerar conflitos de interesse.
  • Informática e T.I: Nesse outsourcing, você deixa a empresa contratada cuidar da gestão de equipamentos complexos, base de dados, análises de negócio, assistência técnica, instalação de softwares para otimizar, inclusive, o funcionamento de outras áreas e até mesmo a Gestão de T.I. 

Mas quais as vantagens de optar pelo Outsourcing?

   Geralmente, o objetivo de se optar pela terceirização ou pelo outsourcing é a redução de custos e riscos trabalhistas. No entanto, essas não são as únicas vantagens de se optar pelo processo de outsourcing e por isso, apontamos aqui outras várias vantagens do Outsourcing de T.I.

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